Resenha: "Seasons Will Fall" (2013) – Circle II Circle


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43


“Seasons Will Fall” é o primeiro lançamento do Circle II Circle pelo selo Earmusic. A estreia registra o sexto álbum da banda norte-americana liderada por Zak Stevens, ex-vocalista do Savatage. E, até por marcar o debut dos novos contratados, é evidente o capricho na produção, elevando ainda mais o refinamento do heavy metal classudo do Circle II Circle.
As faixas do disco são longas, mas bem mais diretas do que soava o Savatage, afastando-se um pouco de suas influências. Porém, sempre que os teclados (tocados por Henning Wanner, que foi membro do Jaded Heart, White Lion e da banda de Mike Tramp) ganham algum destaque, ecoam lembranças da ex-banda de Zak Stevens – são exemplos disso “Epiphany” (a mais Savatage de todas, com tons teatrais e climáticos, inclusive com sons de tempestade ao fundo), “End of Emotion” (melódica e de fácil assimilação) e “Seasons Will Fall” (com bela passagem marcada pelo piano). Já o som mais direto pode ser ouvido em “Never Gonna Stop”. Para uma banda que é um spin-off de outra, o melhor mesmo é ter a influência mas sem parecer um clone.
No geral, as estruturas das composições fogem do básico. Os finais são sempre uma incógnita, podendo terminar com piano, solo de guitarra, refrão, ou com os instrumentos batendo em uníssono. “Dreams That Never Die”, por exemplo, apresenta vários andamentos diferentes e ainda um jogo de vocais bem original.
Em meio a tantas variações, sobra espaço para uma 1/2 acústica, 1/2 elétrica (“Sweet Despair”) e para uma baladona com piano (“Seasons Will End”, que encerra o cd).
Zak Stevens emprega sua voz em prol da interpretação, sem forçar gritos exagerados. Soa melódico e chega a lembrar Don Dokken. Aqui, acompanhado dessa nova formação, mostra ainda saber tirar o melhor de um talentoso grupo de músicos.
O batera Adam Sagan procura acompanhar os riffs e não somente o baixo (de Mitch Stewart), o que proporciona mais dinâmica no som, ao invés de balanço. Ora acompanha com os ton-tons (“Diamond Blade”) ora com os bumbos (“Seasons Will Fall”, “Isolation”).
Os riffs de Christian Wentz e do brasileiro Bill Hudson são potentes e provocam a pegada forte das composições de “Seasons Will Fall”. As guitarras soam limpas, sem carregarem demais nas distorções, e mesmo assim, transbordam energia. Ouça, logo de cara, a primeira faixa, “Diamond Blade” para conferir essa característica.
Um lançamento marcante na carreira do Circle II Circle.

Por Eduardo Kaneco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *