Resenha: "In Concert" – Tarja Turunen & Harus (CD/DVD)


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43


Este lançamento, em cd e dvd, registra a apresentação do projeto Tarja Turunen & Harus, que reúne a vocalista (ex-Nightwish, Tarja) com os renomados músicos finlandeses Kalevi Kiviniemi (organista clássico), Marzi Numan (guitarrista de jazz) e Markku Krohn (percussionista de orquestras). O concerto foi gravado em uma data marcante, 7 de dezembro de 2009, quando a Finlândia já respirava os ares natalinos, época tradicionalmente valorizada no país escandinavo e que contamina o clima da performance.
Erudito. Esta é a palavra que melhor define o espetáculo. O local é o Sibelius Hall, moderna sala de concertos finalizada em 2007 pela prefeitura de Lahti, Finlândia.  Os quatro músicos se dirigem à plateia sempre de forma educada e cerimoniosa. Os seus trajes seguem este estilo. O público colabora para essa sobriedade, manifestando-se apenas com respeitosos aplausos – nenhum fã da vocalista grita “Tarja eu te amo!” ou algo do tipo.
O repertório é composto basicamente de canções tradicionais finlandesas de Natal, como as belas “Heinillä härkien”  e “En etsi valtaa loistoa”. O dvd traz três versões para “Ave Maria”, uma delas composta por Tarja Turunen – o cd traz três canções a menos que o dvd, cortando uma dessas versões. Por se tratarem de composições finlandesas, são poucas as músicas conhecidas pelo público dos outros países. Salvo a versão mais difundida de “Ave Maria”, apenas “Jouluyö, jhlayö” (“Silent Night”) soará familiar. Os apreciadores do lado rock da cantora reconhecerão, ainda, “Waliking in the Air”, que foi gravada também pelo Nightwish, e “You Wold Have Loved This”, cover da cantora country Cori Connors que Tarja lançou como bônus na edição estendida de “My Winter Storm” e aqui representa o momento mais pop do show.
A apresentação transborda sentimentalismo, especialmente para aqueles mais sensíveis à época de Natal – ouça “Maa on niin kaunis” e comprove. A performance de Tarja é uma das principais causas desse clima, ao esbanjar interpretação aliada a sua técnica apurada como cantora soprano. Outro destaque é Kalevi Kiviniemi, músico experiente que extrai do monumental órgão do Sibelius Hall uma sonoridade magistral e sublime, suave e imponente ao mesmo tempo. Esse instrumento foi finalizado em 2000 ao custo de 1,2 milhões de euros, tem 13 metros de altura e 10 de largura.
Os instrumentistas, como um trio, brilham de forma peculiar em “Improvisation: variations sur un Noël” (“Improvisations on Christmas Themes”), quando todos têm a possibilidade de mostrar suas habilidades. Outro momento instrumental, “Astral Bells”, composta pelos três, é assustadora como “Tubular Bells”, de Mike Oldfield (da trilha sonora do filme de suspense “O Iluminado”) e quebra um pouco o clima natalino. O som da guitarra em “Astral Bells” é assombroso.
Por Eduardo Kaneco
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *