Resenha de show: Avantasia em São Paulo – 24/04/2016

 
O Avantasia reservou para São Paulo o encerramento da tour do novo cd do Avantasia, “Ghostlights”, que se iniciou em 4 de março. Nesta quarta passagem pelo Brasil, imagens foram capturadas para um dvd ao vivo do projeto de Tobias Sammet. O vocalista repete, assim, a experiência anterior de “Fucking with F*** – Live”, lançamento do Edguy, sua banda original, gravado ao vivo em 2006 no Credicard Hall.
Como naquela ocasião, antes do show começar, a banda subiu aos palcos para executar várias vezes uma música, nesse caso, “Draconian Love”, tocada três vezes, para escolherem as melhores imagens que entrarão num videoclipe. Isso aconteceu quinze minutos antes do horário programado para o início da apresentação, que começou após um breve intervalo.
“Assim Falou Zaratrusta”, que ficou célebre quando usada no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, foi o tema escolhido para a introdução. De praxe, o show abriu com a primeira faixa do cd que a tour promove, “Mystery of a Blood Red Rose”, apresentada somente com a banda principal do Avantasia: além de Tobias, Sascha Paeth e Oliver Hartmann nas guitarras, Miro nos teclados, Amanda Sommerville e Herbie Langhans nos backing e Felix Bohnke na bateria, que estava posicionada ao lado esquerdo e não no centro, como comumente acontece.
A vantagem de assistir um show de um projeto com vários vocalistas convidados, como esse, é a oportunidade de rever artistas de outras bandas e presenciar parcerias inusitadas. E a participação especial mais esperada surgiu nos palcos já na segunda música, “Ghostlights”: Michael Kiske, o conterrâneo de Tobias que cantou no Helloween. Kiske ainda retornaria ao palco em outras seis canções, e sempre ovacionado pelo público. Em certo momento, Tobias comenta: “Vocês realmente adoram esse cara!”, até com um certo constrangimento, mas que a plateia devolveu com um coro em seu nome, reconhecendo-o também como estrela da noite.
Outro nome muito aguardado era o vocalista Jörn Lande, que exibiu sua poderosa voz em “The Scarecrow”, “Lucifer” e “Stargazer” e “Promised Land”.  Seu talento mereceu também coros entusiasmados dos presentes, que encheram o Espaço das Américas, ainda que sem lotação total.
Quem, porém, deu um tempero especial à apresentação foi Eric Martin, do Mr. Big, por seu estilo diferente dos demais vocalistas, tanto no cantar como nas coreografias de palco. Já que Bob Catley, um dos costumeiros convidados do Avantasia, não pôde comparecer, Martin teve participação intensa. Inclusive, permitiu alguns momentos de descanso para Tobias. “What”s Left Of Me”, “The Great Mystery”, “Dying for an Angel”, marcaram a presença de Martin, que se destacava, principalmente nas partes lentas.
A parceria mais inusitada foi o encontro de Eric Martin e Michael Kiske, em “Sign of the Cross”, um dos momentos mais marcantes do show, que durou mais de três horas. Claro que nenhum reclamaria dessa duração longa do show, mas esse formato funciona se há muito improviso, vide Deep Purple, ou porque há muitas participações especiais, que é o caso do Avantasia.
Outro motivo para o bom andamento do show é a presença simpática de Tobias Sammet, sempre elogiando seus companheiros de palco e agradecendo os fãs. Em um momento engraçado, ele apresentou um pano com metade da bandeira do Brasil costurada com metade da bandeira da Alemanha. Aqui, todos se lembraram da Copa do Mundo, e o público gritou “7 a 1!”. Tobias se desculpou e aproveitou para dizer que “(…) se vocês não estão me xingando é porque vocês gostam mesmo de mim!”. Os fãs, com certeza, concordaram.
Set List:
1             Mystery of a Blood Red Rose
2             Ghostlights
(com Michael Kiske)
3             Invoke the Machine
(com Ronnie Atkins)
4             Unchain the Light
(com Ronnie Atkins and Michael Kiske)
5             The Watchmakers’ Dream
(com Oliver Hartmann)
6             The Scarecrow
(com Jørn Lande)
7             Lucifer
(com Jørn Lande)
8             What’s Left of Me
(com Eric Martin)
9             The Wicked Symphony
(com Jørn Lande, Herbie Langhans, Eric Martin, Amanda Somerville, Oliver Hartmann)
10          Draconian Love
(com Herbie Langhans)
11          Farewell
(com Amanda Somerville and Michael Kiske)
12          Stargazers
(com Jørn Lande, Ronnie Atkins, Michael Kiske, Oliver Hartmann)
13          Shelter from the Rain
(com Michael Kiske and Amanda Somerville)
14          Let the Storm Descend Upon You
(com Jørn Lande & Ronnie Atkins)
15          Promised Land
(com Jørn Lande)
16          Reach Out for the Light
(com Michael Kiske)
17          Avantasia
(com Michael Kiske)
18          Twisted Mind
(com Ronnie Atkins and Eric Martin)
19          The Great Mystery
(com Eric Martin)
20          Dying for an Angel
(com Eric Martin)
21          The Story Ain’t Over
22          Lost in Space
(com Amanda Somerville)
 



 

Por Eduardo Kaneco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *