Livro: Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43


O autor, Eddie Trunk, é o criador e apresentador do programa “That Metal Show”, um talk show transmitido pelo canal VH1. O TMS é divertidíssimo, não é um programa de entrevistas e sim um bate papo entre pessoas que curtem hard & heavy e os músicos, que invariavelmente se mostram, antes de tudo, grandes fãs do estilo. O maior deles é o próprio Eddie – hoje com 48 anos, viveu com intensidade a transição entre as bandas pesadas da primeira metade da década de 70 para o heavy metal dos anos 80, assim como milhares de fãs brasileiros, mas com a enorme vantagem de estar no meio dessa cena, conhecendo pessoalmente e incentivando os músicos das bandas.
O livro “Eddie Trunk’s Essential Hard Rock and Heavy Metal” reúne capítulos com cada uma das bandas que Eddie considera as mais importantes para o estilo. Além de um rápido histórico de cada banda, há um set list com as músicas preferidas pelo autor, os músicos principais, a discografia e uma curiosidade. O que mais chama a atenção, contudo, é o envolvimento pessoal de Eddie com a banda.
Eddie conta que o Kiss foi sua banda preferida na adolescência e se ressente por nunca ter conseguido ter um relacionamento próximo de Paul Stanley – em parte porque sempre foi ético e sincero em suas críticas e nunca escondeu sua opinião. Declarou-se, por exemplo, contra a atual formação do Kiss com Tommy Thayer e Eric Singer personificando Ace Frehley e Eric Carr.
Em um trecho emocionante, revela seu sentimento diante da morte de Dio – além de ídolo, o ex-vocalista do Black Sabbath e Rainbow foi seu amigo durante anos. Eddie foi até o convidado para discursar no seu enterro. Outro vocalista ilustre amigo seu é Rob Halford, personagem responsável por um dos momentos mais felizes da vida do autor: a comemoração de seus 25 nos de atuação no rádio no Hard Rock Café com o Judas Priest apresentando um pocket show privado!
Eddie Trunk presenciou tantos momentos históricos do heavy metal e hard rock que pode ser considerado o “Forrest Gump” do estilo. Os próprios músicos, hoje consagrados, reconhecer o valor de Eddie como incentivador do H&R. Foi ele, por exemplo, o primeiro a tocar no rádio músicas de bandas como Metallica e Anthrax e o responsável por contratar Ace Frehley na Megaforce Records no final dos anos 80.
O livro ainda nos permite sentir como o público americano, mesmo os aficionados, encaram esses gêneros musicais. Algumas bandas não locais são simplesmente ignoradas, mesmo sendo muito importantes no resto do mundo. Por exemplo, o Helloween nem é citado em suas páginas, e a banda alemã é reconhecidamente um dos pilares do heavy/power/speed/melodic metal não só na Europa, como também na América do Sul e na Ásia. Por outro lado, bandas americanas como Cinderella, Night Ranger e Kix  estão na lista das que merecem destaque no livro, e o Tesla ganha um capítulo exclusivo. É um reflexo do mercado, que também influencia o autor, mas este, até por ser um expert, revela e suporta outras bandas estrangeiras que nunca conseguiram o reconhecimento merecido nos EUA, dedicando capítulos para UFO (sua banda preferida), Thin Lizzy e mesmo Deep Purple, que lá nunca chegou perto do sucesso de um Led Zeppelin.
“Eddie Trunk’s Essential Hard Rock and Heavy Metal” é um livro para ser devorado pelos fãs do estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *