Woodstock – Mais que uma loja…


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O documentário “Woodstock – Mais que uma loja…” conta a história da loja que marcou o cenário heavy metal brasileiro, através de depoimento de seu proprietário, Walcir Chalas, e entrevistas com pessoas que participaram dela. A Woodstock, e o filme mostra isso, foi fundamental para que esse gênero musical saísse do underground no país.
Músicos posteriormente consagrados, como Max Cavalera, Igor Cavalera, Andreas Kisser, João Gordo, Felipe Machado (Viper), André Pomba (Vodu) e outros frequentaram a loja paulistana, inaugurada em 1978 na Galeria José Bonifácio e depois instalada na Rua Dr. Falcão, obtendo lá influências para suas composições e também apoio em suas carreiras.
A Woodstock virou referência do heavy metal graças ao profundo conhecimento do especialista no assunto, Walcir Chalas, que indicava as novas tendências e bandas do cenário, inclusive importando pessoalmente os discos em vinil em constantes viagens a Londres. Até mesmo nomes da mídia especializada, como Ricardo Batalha (Roadie Crew), Paulinho Heavy e Gastão Moreira contam como a Woodstock e o Walcir foram importantes em suas trajetórias.
Dirigido por Wladimyr Cruz, e produzido por Sergio Yugo Ukei, o filme alterna os depoimentos dos entrevistados, reunidos em blocos na linha do tempo dos acontecimentos. Dosando o tempo de exposição de cada um, mais para o Walcir, obviamente, a narrativa ganha agilidade. Algumas imagens de fotos e filmes ajudam a ilustrar a história.
Em uma época quando não existia as facilidades da internet, assistir um show de uma banda internacional era tarefa árdua. Quase nenhuma apresentação acontecia no Brasil e a Woodstock ajudou a concretizar algumas delas. Fora isso, exibia vídeos de concertos em sua própria loja, em fitas VHS importadas pelo Walcir. O filme não conta, mas as únicas alternativas a isso eram raras cópias piratas ou sessões em cineclubes como Carbono 14 e Rock Show. Assim, além da procura pelas dicas e raridades da loja, os sábados viravam pontos de encontro para se poder assistir a shows.
Alguns eventos históricos foram realizados no endereço da Rua Dr. Falcão, como sessões de autógrafos com Sepultura, Ramones, Judas Priest, Exciter, Venom e outros. Algumas, como a do Sepultura, atraíram tanta gente, que foi necessário fechar a loja, chamar a polícia e organizar uma enorme fila. Aconteceram também apresentações de bandas nacionais em frente à Woodstock, três delas presentes nos extras do DVD. O show do Harpia, em 1987, está registrado em imagens diretamente da câmera, sem edições. A do Holy Water (1993) e do 1853 (2005) possuem um processo de finalização.
A Woodstock ganhou notoriedade com o início da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), que Walcir impulsionou no Brasil. A loja recebeu um reconhecimento do próprio Iron Maiden pela venda de cinco mil cópias do LP “Powerslave”. O recorde de vendas da Woodstock registra doze mil cópias do “Use Your Ilusion”, do Guns’N Roses, em apenas um dia. Cresceram tanto que em 1984 fundaram seu próprio selo para distribuir artistas do gênero por aqui.
Walcir chegou a ter um programa de rádio, na 89 FM, a partir de 1986, chamado Comando Metal, onde apresentava novidades e raridades do heavy metal. Esta história aparece em outro extra no DVD.
Mas o declínio veio, junto com a queda do próprio heavy metal, na segunda metade da década de 90, e do mercado fonográfico em geral, posteriormente. Mesmo assim, em declaração emocionada, Walcir se sente realizado pelo trabalho que fez, sendo peça chave do cenário heavy metal no Brasil. Sente que cumpriu sua missão na vida, com paixão. Todos os depoimentos confirmam isso. E os fãs do estilo ratificam.

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