‘Revolver’, dos Beatles, é relançando com nova mixagem em caixa com 4 CDs

Os Beatles voltam a ser notícia com o lançamento uma caixa cara, mas imperdível, com novidades e mixagens diferentes do álbum “Revolver”, lançado originalmente em 1966.

Para muitos fãs e críticos, é melhor do que “Sgt. Pepper’s Loney Hearts Club Band”, considerado o melhor álbum de rock de todos os tempos.

A nova edição vem com quatro CDs e material de apoio importante, com livreto detalhando as gravações e os novos materiais extraídos das sessões de gravação em Abbey Road, os estúdios da EMI em Londres. A caixa não tem previsão, ainda, de lançamento no Brasil.

Contém versões diferentes das canções do disco, com outras mixagens e versões demo. Sem muita novidade para os fanáticos (tudo já saíra em edições piratas), mas ainda assim é instigante.

Originalmente lançado em 5 de agosto de 1966, o álbum passou sete semanas no número um na parada de álbuns do Reino Unido, enquanto um single duplo do lado A, com “Eleanor Rigby” e “Yellow Submarine”, liderou a parada de singles no país por quatro semanas em agosto e setembro. 

Para variar, a versão americana foi mutilada, já que “I’m Only Sleeping”, “Doctor Robert” e “And Your Bird Can Sing” foram escolhidos para o lançamento de junho anterior da coletânia “Yesterday and Today”.

As caixas “Super Deluxe” em CD e vinil incluem um prefácio de Paul McCartney, uma introdução de Giles Martin (filho do produtor George Martin, morto em 2016) , um ensaio do baterista do The Roots, Questlove, e um longo ensfaio do historiador dos Beatles Kevin Howlett.

O material também traz fotos raras e inéditas e imagens de memorabilia (letras manuscritas, caixas de fitas, folhas de gravação, anúncios impressos) e trechos da graphic novel de “Voormann, o nascimento de um ícone.”

O álbum recebeu nova mixagem estéreo criada a partir das fitas master originais de quatro faixas de gravação, o que foi possível devido aos avanços na tecnologia de desmixagem desenvolvida pela equipe de Emile de la Rey na WingNut Films, de Peter Jackson (que demonstrou esse trabalho impressionante no documentário “Get Back”, de 2021). 

Além de nova mixagem, os formatos Super Deluxe incluem o mix mono original de 1966 proveniente das fitas master originais; 28 tomadas iniciais e alternadas; três demonstrações em casa; e um EP de quatro músicas com novas mixagens estéreo e as mixagens mono originais para o single não-LP “Paperback Writer” b/w “Rain”.

Foi criado também um novo mix surround em Dolby Atmos, mas pela primeira vez o mix surround é apenas digital e não será incluído em um pacote físico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *