Musical ‘The Wall’, baseado em disco do Pink Floyd, chega ao Brasil

Sucesso atemporal e em várias mídias, “The Wall”, a grande obra do Pink Floyd, completa 40 anos de seu lançamento nos cinemas como longa-metragem e, assim como “Tommy”, de The Who, e muitos outros discos importantes, virou musical apreciado em todo o mundo. E finalmente esse musical chega ao Brasil pela primeira vez. O LP duplo foi lançado em 1979.

Visto por mais de 4,5 milhões de pessoas em 30 anos, será apresentada em forma integral nos palcos brasileiros seguindo o projeto original de como foi concebido, com atores, músicos, cantores, acompanhados por uma super produção, envolvendo lasers, iluminação e tecnologias de última geração na sonorização.

O espetáculo tem a direção de Alan Veste e coproduzido Rachel Barrett, prima de Syd Barrett, fundador, guitarrista e cantor do Pink Floyd entre 1965 e 1968 – morreu em 2006, aos 60 anos.

O espetáculo narra, segundo a concepção de Alan e Rachell Barrett, a vida de Pink que, por inúmeras declarações de Roger Waters (criador do “The Wall”) foi intencionalmente inspirado em Syd Barrett.

O musical chegará ao Brasil em novembro de 2022 em diversas cidades brasileiras, como parte do Top Cat Concert Series 2022, série de shows internacionais promovida por Top Cat Produções Artísticas. Por enquanto são dez apresentaçoes confirmadas.

Filme de 1982 é a base

A apresentação ao vivo segue o roteiro do filme, com “comentários incidentais” de Alan e Rachel, que fazem sua própria leitura do personagem da estrela do rock, Pink, que tem sua alma torturada, por causa de sua infância, pois sempre tentou fazer conexões emocionais significativas com outras criaturas vivas.

Essa infância inclui não ter um modelo masculino. Seu pai morreu na guerra quand Pink era bebê (exatamente como na vda real de roger Waters). Sua mãe, superprotetora, sufocou-o por toda a vida, e um sistema escolar opressivo e repressivo piorou tudo, anulando sua criatividade natural. Criou-se então um processo que o lvou à insanidade.

Pink se torna uma estrela de rock e muitas vezes é procurado por pessoas que buscam a identidade dele como artista e não de realmente quem ele é.

As histórias selvagens em torno do vocalista original do Pink Floyd, Syd Barrett, incluindo suas escapadas para baladas à base de drogas e posterior retirada do mundo, forneceram a Waters, a inspiração necessária para construir o personagem.

“The Wall”, o álbum duplo do Pink Floyd, é um dos álbuns mais intrigantes e imaginativos da história do rock. Desde o lançamento do álbum de estúdio em 1979, a turnê de 1980-81, e o filme subsequente de 1982, The Wall tornou-se sinônimo, se não a própria definição do termo “álbum conceitual”.

Explosivo e complexo de se repetir nos palcos, Alan e Rachell Barrett retratam esta trajetória, repleta de intervenções curiosas e cuidadosamente interpretadas, dando uma conotação única a esta peça antológica.

Pink é um astro do rock que consome drogas para poder fazer uma imersão e alimentar suas paranoias, e assim, construir uma parede imaginária que o separe do mundo real.

Ele recorda sua relação de dependência materna, a morte de seu pai e os castigos de seus professores, construindo e demolindo definitivamente uma parede metafórica. Embora o simbolismo do filme esteja aberto à interpretação, a parede em si, reflete claramente uma sensação de isolamento e alienação.

Rica em simbolismos e permeada por detalhes que transforam a história, “The Wall” teve grande impacto musial e visual e o musical consegiu captar a essência do trabalho de Water e da banda no filme e no disco, segundo a crítica especializada britânica.

Datas confirmadas no Brasil:

4 de Novembro de 2022 Sexta Feira Juiz de Fora Cine-Theatro Central

5 de Novembro de 2022 Sabado Belo Horizonte Minas Centro

6 de Novembro de 2022 Domingo Rio de Janeiro Vivo Rio

10 de Novembro de 2022 Quinta Feira Joinvile Teatro da Liga

11 de Novembro de 2022 Sexta Feira Blumenau Teatro Carlos Gomes

12 de Novembro de 2022 Sabado Porto Alegre Teatro do SESI

13 de Novembro de 2022 Domingo Porto Alegre Teatro do SESI

16 de Novembro de 2022 Quarta Feira São Paulo Espaço Unimed

17 de Novembro de 2022 Quinta Feira Curitiba Teatro Guaira

19 de Novembro de 2022 Sabado Niteroi Praia de São Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *