Livro: Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal Volume II


Após o sucesso do livro “Eddie Trunk’s Essential Hard Rock And Heavy Metal”, do apresentador do programa “That Metal Show” da VH1, um novo volume era mais que aguardado. São mais 35 artistas retratados, muitos ainda nomes grandes do mundo hard and heavy da música: Accept, Blue Öyster Cult, Dream Theater, Manowar, Saxon, Triumph e Whitesnake. A maioria estava na lista de “more Essentials” do livro anterior, como era de se esperar.
O estilo pessoal de Eddie Trunk em retratar seus ídolos/artistas deu o charme do primeiro volume, fugindo das informações tradicionais que qualquer busca na internet traria, influenciou até a crítica especializada brasileira. A edição de maio de 2013 da revista Roadie Crew, dedicada a bandas nacionais, estava cheia de relatos pessoais de experiências dos críticos com os artistas resenhados.
Esse estilo, claro, é mantido aqui. Em alguns casos, até por agora incluir bandas menores, com relacionamentos mais próximos, como Eddie tem com Slash (que escreveu o prefácio deste segundo livro), White Lion, Ace Frehley e King’s X, entre outros. Na verdade, vários artistas aqui retratados tiveram apenas um sucesso breve e regional.
Para os apreciadores do gênero já cansados de ler sempre sobre os mesmos artistas, é interessante conhecer melhor nomes como Angel, Buckcherry (que veio ao Brasil em 2014, na edição do Monsters of Rock, apresentado pelo próprio Eddie Trunk), Night Ranger, etc.
Sincero, o autor não esconde suas pesadas críticas às bandas que mudaram seu estilo para soar mais pop e comercial. Y&T e Night Ranger exemplificam essas palavras mais duras. Da mesma forma, fica claro o desdém pelo grunge – não há espaço para Pearl Jam ou Nirvana em nenhuma das edições. Apenas Alice In Chains e Soundgarden conseguiram transpor esse bloqueio.
É engraçada a menção às capas de disco do Riot, aquelas com a lontra branca, como uma das piores capas de álbum. Trunk diz ainda que essa banda era muito boa musicalmente, mas fez tudo que podia para dar errado, e deu.
A banda Helloween continua ignorada por Eddie Trunk – não aparece nem como “more Essentials”, que traz alguns artistas bem pequenos como Prophet, Saigon Kick e T. T. Quick (a banda do vocalista atual do Accept).
Por sinal, olhando a lista de “more Essentials”, um eventual volume III do “Eddie Trunk’s Essential Hard Rock and Heavy Metal” traria artistas bem pouco conhecidos. Salvo se ele guarda na manga nomes como Helloween e outros fortes artistas europeus, o que é pouco provável.
 
Título: Eddie Trunk’s Essential Hard Rock and Heavy Metal Volume II
240 págs.
Publicado por: Harry N. Abrams (September 24, 2013)
Idioma: Inglês
ISBN-10: 1419708694
ISBN-13: 978-1419708695

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *