Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-post-author domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Yardbirds, um celeiro de craques – parte 3 – Rock2You

Yardbirds, um celeiro de craques – parte 3

Beck chega e também ‘apavora’
Beck fez duas audições de teste e foi imediatamente contratado. Acabou fazendo parte da época de outro dos Yardbirds, o período entre maio de 1965 e o final de 1966, quando a banda ganhou muito dinheiro, vendeu milhares de singles e LPs, além de iniciar a era das turnês pelos Estados Unidos. Enquanto isso, Eric Clapton entrava para o John Mayall’s Bluesbreakers, quinteto de blues famoso em Londres na época.
O sucesso foi demais para Samwell-Smith, cansado de brigar e discutir com Relf, Beck e Gomelsky. Largou a música e se tornou empresário e produtor do ramo musical. Foi a deixa para Jimmy Page deixar de vez a timidez dos palcos e assumir como baixista dos Yardbirds, a convite de Relf e do próprio Samwell-Smith.

Page tinha sido músico de algumas bandas na adolescência, mas abandonou as turnês por conta da saúde frágil – tinha problemas respiratórios. Aparentemente curado, embarcou na loucura dos Yardbirds em 1966. Dois meses depois, em comum acordo, trocou de instrumento com Chris Dreja, que era constantemente criticado por Beck.

A banda viveu uma fase criativa sem precedentes, mas o ego de Jeff Beck se encarregou de destruir o ambiente caótico, mas de imensa criatividade.

Yardbirds no final de 1966: Beck é o primeiro da esq. para a dir.; Page é o quarto

Às turras com Gomelsky e com Relf, e sentido-se ameaçado pelo aumento de espaço dado a Page, que se mostrou ótimo compositor, Beck decidiu abandonar o grupo ao fim de mais uma turnê americana, em novembro de 1966.
Apesar do rompimento, manteve a amizade com Page, que deu uma grande força no início da carreira solo de Beck, inclusive produzindo e tocando na faixa “Beck’s Bolero”, composição de Page que aparece em “Truth”, primeiro álbum de Jeff Beck Group, de 1968. Além de Beck e Page, tocaram na música John Paul Jones no baixo e teclados e Keith Moon (The Who) na bateria.