Disputas pelo nome criam dois 'Yes' em 2017

O Yes oficial, após a morte de Chris Squiree, em 2015, da esq. para a dir.: Billy Sherwood, Jon Davison, Steve Howe, Alan White e Geoff Downes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A paz durou pouco. após quase dez anos de atritos por conta de demissões sumárias e rusgas por conta de direitos autorais, entre outras coisas, parecia que os membros e ex-membros do Yes voltariam, ao menos, a se respeitar e ter uma convivência cordial, influenciados pelos ares do Rock and Roll Hall of Fame. Não foi o que ocorreu.
Com a morte do baixista Chris Squire, o líder de fato e  detentor da marca, a banda ficou à deriva, mas ainda fazendo shows, com o multi-instrumentista Billy Sherwood assumindo o baixo. E neste período conturbado a banda finalmente foi introduzida no hall da fama do rock, em abril passado – finalmente.
Na cerimônia, a banda surpreendeu ao convidar o vocalista Jon Anderson e o tecladista Rick Wakeman, integrantes da formação clássica ao lado de Squire, o guitarrista Steve Howe e o baterista Alan White.
A banda tocou “Roundbout” com Geddy Lee no baixo (vocalista do Rush) em uma noite memorável, em que Sherwood, o tecladista Geoff Downes e o vocalista Jon Davidson, da atual formação, gentilmente cederam seus postos para os membros da formação clássicos.
Tudo parecia bem, o clima era bastante cordial, mesmo que todos soubessem que o novo líder, Howe, é um desafeto de Anderson e Wakeman – problemas agravados com a saída do vocalista em 2007 da banda por conta de de questões de saúde, e que Squire e Howe levaram em consideração (na época, Wakeman foi solidário a Anderson).
O clima bom não resistiu a 72 horas após a cerimônia do hall da fama. De forma surpreendente, Anderson, Wakeman e o guitarrista Trevor Rabin, outro ex-Yes, desta vez dos anos 80, partiram para o ataque dizendo que eram o verdadeiro Yes, com direito a alfinetadas pesadas – “Nós temos o verdadeiro espírito do Yes, eles só fazem ser uma mera banda cover”, disse Rabin.
Ninguém sabe o motivo da guinada inesperada pouco tempo depois da cerimônia. Andeson, Wakeman e Rabin anunciaram no ano passado que estavam se juntando em uma nova banda chamada ARW – as iniciais dos sobrenomes – para criar músicas novas e “relembrar o melhor da música do Yes”.
Talvez inebriados pelo forte clima emotivo do Hall of Fame, os três decidiram mudar os planos e pretendem se apresentar pelo mundo com o nome Yes Featuring Jon Anderson, Rick Wakeman and Trevor Rabin.
Enquanto isso, o Yes “oficial” continua na ativa com Davidson, Howe, Downes, Sherwood e White. E então, afinal, qual das duas bandas é o verdadeiro Yes?