Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-post-author domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Roger Waters revisita o passado em EP gravado durante a pandemia – Rock2You

Roger Waters revisita o passado em EP gravado durante a pandemia

Roger Waters em seu estúdio caseiro na pandemia (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Roger Waters em seu estúdio caseiro na pandemia (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Roger Waters fez muitas lives e manteve o ativismo em dia durante a pandeia de covid-19, mas aproveitou para mergulhar no passado e resgatar algumas pérolas de seu tempo de Pink Floyd e lançar em um formato diferente.

O EP “The Lockdown Sessions”, recém-lançado, estará disponível apenas nas plataformas digitais. No material de divulgação, ele contou que a última turnê que realizou, um grande sucesso mundial, impactou diretamente na elaboração do EP.

“Nossa turnê Us and Them durou três anos”, disse Waters. “Em cada show fazíamos o bis com ‘Mother’ depois que encerrávamos a parte principal com ‘Comfortably Numb’. Não me lembro o porquê de começar a fazer outras músicas. Seja como for, em algum ponto após o fim da turnê eu comecei a pensar: ‘Isto poderia se tornar um álbum interessante, com todas músicas diferentes do bis'”.

Três das seis músicas do “The Lockdown Sessions” – “Mother”, “Vera” e “Comfortably Numb 2022” – foram lançadas originalmente pelo Pink Floyd no “The Wall”, de 1979. Outras duas, “Two Suns in the Sunset” e “The Gunner’s Dream” saíram no “The Final Cut” de 1983, e “The Bravery of Being Out of Range” veio do álbum solo de 1992 de Waters, “Amused to Death”.

“The Final Cut” é considerado praticamente um álbum solo de Waters, gravado e lançado no auge de desavenças internas que culminaram com a implosão da banda e a saída do baixista e vocalista selada em 1985, embora desde o final das sessões de gravação do disco já se sabia que os três remanescentes não voltariam a trabalhar juntos.

Nick Mason, o baterista, tirou longas férias e decidiu virar piloto semiprofissional de stock car nos Estados Unidos. David Gilmour gravou e lançou o álbum solo “About Face” em 1984 e saindo em turnê pelos Estados Unidos, quase ao mesmo tempo em que Waters gravava e lançava “The Pros and Cons of Hitch Hinking”, com participação de Eric Clapton, que seria o parceiro na turnê. Rick Wright, tecladista demitido da banda em 1979, tinha virado músico de estúdio.

Roger Waters chegou a anunciar em uma entrevista, no final de 1984, que o Pink Floyd tinha acabado, mas foi desmentido dias depois por Gilmour, que declarou não ter mais interesse em trabalhar com o baixista – ou seja, estava demitindo colega.

Depois de dois anos de batalhas jurídicas, Waters foi forçado a aceitar um acordo em que ele deixava o Pink Floyd, mas ganhava s direitos autorais sobre a obra “The Wall”. Quase que ao mesmo tempo, o Pink Floyd com Mason, Gilmour e a volta de Wight como convidado lançava “Momentary Lapse of Reason” já em 1987.

Diante desse histórico, surpreende que Waters tenha retomado canções de um disco que certamente não é um dos melhores momentos de sua carreira e do Pink Floyd.

“The Final Cut” tem todas as músicas de autoria do baixista e é todo dedicado a Eric Fletcher Waters, pai de Roger, que morreu em combate na praia de Anzio, na Itália, em setembro de 1944, lutando contra os nazistas durante a II Guerra Mundial. Roger tinha menos de um ano de idade quando o pai morreu. Pelo menos uma música do disco é maravilhosa: “The Gunner’s Dream”, uma das canções mais tristes e desesperadas de todos os tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *