PumpKings: novo cd do Masterplan revela a mágoa de Roland Grapow


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43


O guitarrista Roland Grapow ficou de fora da reunião do Helloween, batizada de Pumpkins United World Tour, que traz aos palcos membros atuais e antigos da banda de power metal alemã, inclusive tendo São Paulo como local do primeiro show em 28/10. O novo cd, lançado agora em agosto de 2017, reflete uma resposta magoada a esse descaso, claramente porque se trata de um álbum com versões de composições de Grapow lançadas pelo Helloween. E mais evidente ainda com o título escolhido: “PumpKings”.
As interpretações presentes aqui não diferem muito das originais, mas sofrem com a performance dos músicos do Masterplan (Axel Mackenrott/teclados, Rick Altzi/vocais, Jari Kainulainen/baixo e Kevin Kott/bateria) em comparação com os que gravaram no Helloween. Principalmente mas músicas da época do vocalista Michael Kiske , como, por exemplo, “The Chance” e “Someone’s Crying”. O contraste entre a voz alta e límpida de Kiske com o rouco e limitado Rick Altzi causa enorme estranheza. Pena que o Masterplan não conta mais com o talentoso Jörn Lande, cuja presença teria elevado muito a qualidade das regravações presentes em “PumpKings”.
Grapow, como era de se esperar, coloca mais ênfase nas guitarras, o que proporciona um som mais agressivo a essas músicas do Helloween, especialmente considerando as músicas do álbum “Pink Bubbles Go Ape” (1991), na época duramente criticado por ser leve demais. Podia se esperar, portanto, que as faixas que já nasceram pesadas (“Escalation 666”, “The Dark Ride” e “The Time of the Oath”) ganhassem uma releitura próxima do thrash metal, mas isso não acontece. Alguns arranjos também colocam novos adereços às composições antigas e os teclados, mesmo quando usados apenas como base harmônica, aparecem com muita evidência.
O que salva esse álbum de não ser um mero lamento do amigo desprezado é a incontestável verdade que as composições foram muito bem selecionadas e representam muito do que há de melhor no universo do power metal. Roland Grapow sempre foi um senhor guitarrista e compositor, e “PumpKings” não mancha sua reputação. Mas comprova que o Masterplan deixou de ser aquela superbanda da proposta inicial, para se tornar a banda solo de Grapow.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *