Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-post-author domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
O Terço, 50 anos – Rock2You

O Terço, 50 anos


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43

Toda vez que alguém lança no ar a questão sobre a melhor banda de rock nacional, tem sempre um sacripanta que não esconde a surpresa e a falta de informação quando alguém grita ou escreve “O Terço”. Quem?

O guitarrista Sérgio Hinds costuma rir de desgosto, ou de forma lacônica, quando escuta esse tipo de coisa. Ela sabe o que fez. Ele sabe o tamanho e a importância da banda que criou ainda no final dos anos 60.

O rock progressivo? É, tem bastante, mas não só. O Terço sintetizou o que de melhor a música jovem produziu no Brasil nos últimos 50 anos. Pena que a banda esteve muito à frente de seu tempo.

O cinquentenário de O Terço ganha um excelente produto neste 2021. “O Terço – 50 anos” é um livro que sai pela editora  com autoria de Hinds em parceria com o jornalista e pesquisador Nélio Rodrigues, que escreveu por muito tempo para a revista PoeiraZine.

É uma obra caprichada, minuciosa, detalhista, que conta com histórias extraordinárias contadas por quem viveu de perto e dentro de um período riquíssimo da cultura brasileira. E a banda, certamente uma das mais cultuadas do rock nacional, merecia essa homenagem e uma obra de qualidade.

Eu a considero a melhor que já existiu dentro do rock nacional cantado em português. Supera Os Mutantes, Raul Seixas, Secos & Molhados e qualquer uma do rock oitentista. Gravou clássicos por mais de dez anos, com música instigante e boas letras, ainda que viajantes.

E por que não estourou? Por que não tem o mesmo cartaz histórico dos Mutantes? Por que não é tão cultuada como o Made in Brazil?

Surgida no finzinho dos anos 60, O Terço teve a trajetória intimamente ligada à carreira e à vida de Sérgio Hinds, que não deixou o sonho morrer, muito graças a temas icônicos, como a música “Hey Amigo”, hino do rock brasileiro, e álbuns como “Casa Encantada” e “O Som Mais Puro”.

O Terço é tão importante que mereceu reportagem de capa da já mencionada revista PoeiraZine, extinta em 2015. Clique aqui para ler um pouco mais sobre o lançamento do livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *