Entrevista com Biff Byfford, vocalista do Saxon


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43

A banda Saxon retorna ao Brasil em Março. Confira a entrevista com o vocalista sobre o último álbum e a turnê latino americana.

 
A banda Saxon retorna ao Brasil em março. Formada em 1976, em South Yorkshire, na Inglaterra, é reconhecida como um dos pilares da New Wave of British Heavy Metal, movimento musical que começou nos anos 1970 e catapultou grupos como Iron Maiden, Venom, Def Leppard, Diamond Head, Raven, Avenger, Girlschool, Grim Reaper, Satan, Tank, e até hoje influencia diversas bandas por todo mundo. O Saxon gravou mais de 20 discos, sendo que oito chegaram ao UK Singles Chart e estabeleceram-se como um dos maiores grupos de metal dos anos 1980. Ao longo da carreira, venderam mais de 20 milhões de cópias e influenciaram inúmeros artistas como Metallica, Mötley Crüe, Pantera, Sodom, Skid Row e Megadeth.
Biff Byford, vocalista do Saxon, conversou com o Diário de Shows sobre o último lançamento da banda e a turnê que está prestes a desembarcar no país. Ele confessou estar ansioso para se apresentar aqui, já que somos “os melhores públicos do mundo!” e garantiu as melhores músicas no setlist. As informações sobre o show você encontra aqui.

Comecei a entrevista perguntando ao Biff como a ideia de escrever um álbum inspirado nos deuses gregos surgiu e ele conta que pensou primeiramente no título e em seguida procurou um tópico e uma águia agarrando um raio (que é o símbolo de Zeus), “então, eu escrevi as letras sobre a Guerra dos Titãs”.
Andy Sneap, produtor do último lançamento da banda, não se envolveu muito no processo de composição do “Thunderbolt”. Byfford foi o responsável por escrever as letras e os dois apenas decidiram quais estariam presentes no álbum. Dentre as 12 faixas, a que leva o título do trabalho, segundo o vocalista, é a que mais descreve a fase atual da banda. O Thunderbolt ficou pronto em 6 meses.
“They Played Rock n Roll” foi uma das primeiras músicas divulgadas desse álbum, e é dedicada ao eterno Frontman do Motörhead, Lemmy Kilmister (morto em 2015). Quando perguntei o que ele achava que o Lemmy pensaria sobre a homenagem ele respondeu que assim como Fast Eddie Clarke (ex-guitarrista do Mötorhead, morto em 2018), “ele teria amado”.
Biff Byfford revelou que o segredo para continuar a dominar a indústria da música de forma tão consistente é “continuar tentando desenvolver suas habilidades de composição e se manter em sintonia com as pessoas o máximo que conseguir.” No momento ele está gravando seu disco solo, mas já está em processo para começar a escrever o próximo álbum do Saxon ainda esse ano.
Por fim, perguntei qual o momento mais inesquecível da sua carreira até hoje que ele escreveria no seu Diário de Shows ele respondeu: “Foram tantas, mas acredito que nossa primeira turnê com o Motörhead em 79 está no topo da lista!” (mencionada em The Play Rock n Roll”).

Por Letícia Lima

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *