Confira alguns dos principais shows de rock neste mês de dezembro

Judas Priest (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Também tem muito rock no mês de Copa do Mundo. Para quem imaginava que o grande evento do futebol concorreria com os shows, o que se vê é convergência de interesses e alto astral com o clima de disputa embalado com muito som de alta qualidade. Leia informações sobre alguns dos mais importantes eventos roqueiros deste mês. Clicando aqui, é possível ver informações sobre horários, endereços e venda de ingressos de ada show.

– Michale Graves – Ex-vocalista do Misfits volta ao Brasil depois de conturbada passagem elo país anos atrás marcada por confusão e fuga do artista para os Estados Unidos. Seus shows, no entanto, são diversão garantida para quem curte punk e horror rock. Ele toca em São Paulo no dia 3 de dezembro no Carioca Club. Michale Graves esteve à frente do The Misfits entre os anos de 1995 e 2000, período em que gravou os dois álbuns citados, incluindo também um álbum ao vivo e uma coletânea de raridades, recebendo muitos elogios da crítica e fãs da banda, e mesmo depois de mais de 20 anos após sua saída, são sempre comentados e lembrados com muita paixão e saudade.

– The Exploited – Outra lenda punk se apresenta n mesmo dia, 3 de de dezembro, no Hangar 110, em São Paulo. veterana banda britânica mistura punk tradicional com um hardcore acelerado e brutal.  no Hangar 110. A produção é da Agência Sobcontrole. O The Exploited foi fundado pelo vocalista Wattie Buchan em 1979 na cidade de Edimburgo, na Escócia. A raiz da sonoridade da banda está no street punk do fim da década de 70 e também no que posteriormente seria chamado de movimento Oi!

– Pittynando – Pitty e Nando Reis se juntam em uma turnê inusitada, mas bastante concorrida pelo Brasil. A dupla é a atração deste domingo, 4 de dezembro, no Vibra São Paulo (antigo Credicard Hall). Estão trabalhando desde o ano passado no projeto de um show único, com o qual estão rodando o Brasil desde agosto de 2022. Batizada de “As Suas, as Minhas e as Nossas”, a turnê traz os dois cantando juntos músicas de seus repertórios, com novos arranjos, releituras e até mesmo canções inéditas. Essa história começou quando Pitty cantou uma versão de “Relicário” no programa Saia Justa (GNT), do qual era uma das apresentadoras. Nando ouviu e enviou mensagem dizendo ter ficado emocionado com a releitura. Pitty o provocou de volta: “Bora fazer algo juntos?” Na sequência veio a primeira parceria, a canção de título bem sambista velha-guarda paulistano “Tiro no Coração”, gravada em 2021. E então surgiu o desejo incontrolável de se juntarem para esta turnê inédita.

– Titãs, Plebe Rude e Supla – Três nomes icônico do rock nacional dos anos 80 se juntam para uma minifestival no domingo, 4 de dezembro, no Tokio Marine Hall (antigo Tom Brasil), em São Paulo, no 21º aniversário da Kiss FM. Os Titãs estão na reta final d sua longa turnê nacional do disco “Olhos Furta-Cor” e se preparam para engatar, em 2023, a turnê de reunião com os ex-integrantes para comemorar 40 anos de carreira. A Plebe Rude também comemora 40 anos e promove o disco “Evolução”, em que traça um panorama crítico da história do Brasil. Já Supla retoma a carreira com seu poppy punk e divulga alguns singles lançados nos último anos.

– Harry Styles – Astro pop britânico promete lotar o Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, no dia 6 de dezembro. No mesmo estádio, fará apresentações ainda nos dias 13 e 14 de dezembro. Aclamado como fenômeno de vendas e de público, tem 27 anos de idade, mas já bateu diversos recordes em sua curta carreira.

– Discharge – Outra lenda punk/hardcore passa por São Paulo neste mês de dezembro, com sow no dia 10, no Fabrique, na Barra Funda. A segunda incursão do Discharge no Brasil acontece no ano e que se celebra 40 anos do seminal disco de estreia “Hear Nothing, See Nothing, Say Nothing”, um dos mais raivosos da história do underground, com guitarras cruas, pesadas e distorcidas que impactaram primeiro o punk hardcore da Inglaterra, mas logo eclodiu no mundo uma sonoridade ríspida.

– Balaclava Fest – Será realizado no Tokio Marine Hall em 11 de dezembro. As atrações principais são Fleet Foxes, dos Estados Unidos, que faz um folk rock puxado para o indie; o indie pop melancólico e grudento da canadense Alvvays; e a psicodelia norte-americana do Crumb com sonoridade trip hop e música brasileira sessentista. Além deles, o trio paulistano Ombu apresenta o show de seu recém-lançado álbum de estreia “Certas Idades”, influenciado por grupos como Clube da Esquina e Beach Boys.

– Hypocrisy e Samael – As duas bandas europeias se apresentam na Audio, em São Paulo, no dia 11 de dezembro. São dois expoentes importantes do heavy metal extremo, com destaque para o gruo sueco Hypocrisy, liderado pelo multi-instrumentista Peter Tagtgren, renomado produtor europeu. O Samael é uma veterana banda suíça conhecida pelo peso de suas guitarras e letras apocalípticas.

– Judas Priest e Pantera – As duas bandas se apresentam no dia 15 de dezembro, dois dias antes do Knotfest, no Vibra São Paulo (antigo Credicard Hall). O Judas Priest é uma verdadeira instituição do metal e celebra 53 anos de carreira, mas está desfalcada de sua dupla icônica de guitarristas – KK Downing deixou o grupo em 2011 e Glenn Tipton está afastado das turnês por problemas de saúde. Resta a figura imponente de Rob Halford, o vocalista que simboliza o gênero musical. Em relação ao Pantera, há uma incógnita, já que a banda acabou em 2000 e seus dois criadores, os irmãos Abbott – Dimebag Darrel e Vinny Paul – já morreram. O vocalista Phil Anselmo e o baixista Rex Brown aceitaram finalmente se reunir após mais de 20 anos para uma “turnê comemorativa”, tendo a companhia do guitarrista Zakk Wylde (Ozzy Osbbourne, Black Label Society) e do baterista Charlie Benante (Anthrax).

– Bring Me the Horizon – Outra atração do Knotfest que faz uma apresentação antecipada em São Paulo. Será no Vibra São Paulo (antigo Credicard Hall) no dia 16 de dezembro. A abertura do show ficará a cargo da banda americana Motionless in White. O Bring Me The Horizon mistura metal clássico com metalcore, tendo o auge de seu sucesso entre os anos de 2010 e 2020. O vocalista, Oli Sykes, é casado com a modelo e musicista brasileira Alissa Salls.

– Knotfest – É um dos festivais mais importantes de metal dos Estados Unidos e que finalmente chega ao Brasil. Foi criado pelos integrantes da banda de nu metal Slipknot, qu despontou como a mais importante daquele subgênero. O festival ocorre no Sambódromo do Anhembi no dia 18 de dezembro. Além do Slipknot estão escalados Judas Priest, Pantera, Judas Priest, Bring Me The Horizon, Mr Bungle, Trivium, Sepultura, Motionless in White, Vended, Project46, Oitão e Jimmy & Rats.

– The Ocean Collective – Pela primeira vez no Brasil, com produção da Dark Dimensions, os alemães do The Ocean Collective se apresentam no dia 28 de dezembro, no Carioca Club Pinheiros, São Paulo, em uma única apresentação no país. Sua sonoridade cinematográfica transita entre o peso e a melodia do Post-Metal, Post-Rock, Modern Metal, Progressive e Atmospheric Sludge. As letras abordam temas abstratos, exploradores de distintas etapas do processo de evolução da Terra somados a um alto teor filosófico de globalização e modernidade, ou seja, características que fascinam instantaneamente os ouvintes. Cada um de seus lançamentos representa uma era do mundo, constituindo uma narrativa épica sobre as transformações físicas, químicas, biológicas e geográficas do nosso planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *