Bióloga paulista homenageia astros do rock em novas espécies de aranhas

Bruce Dickinson (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Bruce Dickinson (FOTO: DIVULGAÇÃO) 

Nomes de artistas de rock já tinham sido usados para identificar vários tipos de plantas e estrelas, em homenagens feitas por cientistas que adoram o gênero musical. Uma brasileira, pesquisadora de uma instituição paulista, resolveu fazer o mesmo.

Andre Matos (Viper, Angra e Shaman), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Klaus Meine (Scorpions) e Rick Allen (Def Leppard) foram os homenageados pela bióloga do Instituto Butantan Cristina Anne Rheims, em iniciativa que começou em 2019, mas que foi sendo reconhecida pela comunidde científica nos último anos.

Quatro espécies de aranhas receberam nomes científicos baseados em artistas de grandes bandas do rock e do heavy metal. bióloga e grande apreciadora do gênero musical, Cristina quis homenagear o vocalista André Matos, das bandas brasileiras Viper, Angra e Shaman, que morreu em 8 de junho de 2019.

Ela também fez a homenagem ao vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson, o vocalista da banda alemã Scorpions, Klaus Meine, e o baterista da banda inglesa Def Leppard, Rick Allen. 

Descritas e publicadas na revista científica Zootaxa em setembro passado, as espécies foram descobertas em matas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e são todas pertencentes à família Sparassidae e do novo gênero Extraordinarius, criado também pela pesquisadora. As aranhas medem entre 1 cm e 2 cm de comprimento, possuem hábitos noturnos e não oferecem perigo ao ser humano.

De acordo com as regras de taxonomia (nomenclatura científica dos seres vivos), as nomeações são Extraordinarius andrematosi, Extraordinarius brucedickinsoni, Extraordinarius klausmeinei e Extraordinarius rickalleni. “Os nomes dessas espécies são em homenagem a pessoas que de alguma forma são extraordinárias no meu ponto de vista”, explica Cristina.

Para a bióloga, a história destes artistas é digna de homenagem. “O Andre era uma pessoa extraordinária, era músico, maestro, compositor e tocava piano. O Bruce é vocalista de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, ele pilota o próprio avião e é empreendedor. O Klaus é vocalista de uma banda que eu adoro, e o Rick é um baterista que perdeu um braço ao sofrer um acidente de carro. Ele então adaptou o instrumento que tocava para os shows. Isso para mim é um exemplo de superação”, ressalta.

As novas aranhas estão descritas no artigo “Extraordinarius gen. nov., a new genus of Sparianthinae spiders (Araneae: Sparassidae) from southeastern Brazil” e a pesquisa contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *