Andy Summers, guitarrista de The Police, chega ao 80 anos

Um guitarrista eclético, elegante e sofisticado, que deu um charme todo especial a um trio pop que se tornou a grande sensação musical da primeira metade dos anos 80 depois que o punk rock perdeu o vigor.

Andy Summers chega aos 80 anos de idade com um dos mais respeitados guitarristas de sua geração, transitando por uma série de gêneros e mostrando que The Police foi apenas um período curto de sua vida, por mais que tenha sido o seu auge.

Quem diria que ele seria um azarão do rock inglês, amigo de todo mundo e de todos, mas que ficou para trás em relação á fama e fortuna até que um baterista norte-americano e um professor de ginásio o resgatassem do underground para formar um trio que mudaria a cara da música pop.

Amigo de Eric Clapton, Eric Burdon e Jimi Handrix, entre outros astros, só estourar mesmo em 1978, aos 36 anos de idade, ao lado de dois músicos mais jovens (era dez anos mais velho do que Sting e Stewart Copeland, seus companheiros no Police) e com experiências de música e de vida bem diferentes.

Pouca gente sabe de seus anos de penúria, mesmo tendo tocado em uma versão de The Animals, com o então amigo Eric Burdon, e com o Soft Machine, de Kevin Ayers.

Sua virada de jogo serve de inspiração a forma como perseverou na música em busca do sonho do estrelato – ou, ao menos, de uma forma de viver dignamente de música, ainda que em bandas de menor expressão ou como apoio a astros.

Foram precisos maia alguns anos de vacas magérrimas em Los Angeles e Londres para que houvesse uma luz pequenina no final do túnel. Enquanto isso, reconhecido como ótimo guitarrista por músicos amigos e empresários, como Eric Clapton e Robert Fripp (King Crimson), aproveitou para estudar ao máximo e criar o próprio estilo.

Culto e inteligente, apaixonado por literatura e religiões orientais, além da música brasileira, agregou muita informação aos seus trabalhos e frequentemente era o farol intelectual das bandas com as quais tocou.

Andy Summers é um personagem muito interessante da música pop e representou todos os elos possíveis que fazem o rock ser um gênero musical fascinante e aglutinador, ao contrário do que muitos querem dar a entender. A guitarra elegante e sofisticada de Summers emprestou ao rock uma qualidade extraordinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *