O genial 'Are You Experienced', de Jimi Hendrix, completa 50 anos


O  timbre perfeito e único, a marca pessoal e inconfundível, os acordes reconhecíveis nos primeiros ataques. Geralmente esses são os objetivos dos guitarristas no rock e no jazz.  Muito poucos conseguiram tais coisas. No entanto, só um conseguiu mudar quase completamente um gênero musical.
Nada foi a mesma coisa depois de Jimi Hendrix. Nascido nos Estados Unidos, Jimi Hendrix estava abalando a cena roqueira de Londres no início da segunda metade dos anos 1960.
Acompanhado do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell, o guitarrista formou o The Jimi Hendrix Experience.
Os primeiros singles que formariam o álbum “Are You Experienced” vieram à tona ainda em 1966, entre eles, “Hey Joe”. No início de 1967, os singles de “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary” aumentaram ainda mais a expectativa em relação ao álbum.
Quando foi finalmente lançado, em maio de 1967, “Are You Experienced” saiu com duas versões bastante diferentes, uma à venda no Reino Unido e outra nos Estados Unidos.
Algumas das mais conhecidas músicas de Jimi Hendrix, já lançadas nos singles, ficaram de fora da versão inglesa. É só comparar as listas de músicas para ver as diferenças gritantes.
Um dos motivos dessas diferenças todas foi a capacidade de Hendrix de produzir muito em pouquíssimo tempo.
Nas paradas de 1967, “Are You Experienced” ficou atrás apenas dos Beatles.  A obra desencadeou uma revolução não apenas no rock, mas na maneira de se tocar guitarra, abrindo caminho para a era dos guitar heroes. Não só é imprescindível, mas também é fundamental para quem gosta de música.