Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-post-author domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Morre Dan McCafferty, ex-vocalista do Nazareth – Rock2You

Morre Dan McCafferty, ex-vocalista do Nazareth

Dan McCafferty, a voz potente e rouca da banda escocesa Nazarth, morreu nesta terça-feira (8) aos 76 anos de idade. A causa não foi revelada.

Ele tinha voz potente, mas tão cortante quanto a de uma serra elétrica. A rouquidão, que poderia ser um entrave para o sucesso, foi usada com sabedoria pela sua banda, o Nazareth, que fez bastante barulho no rock pesado setentista. A causa da morte não foi divulgada.

O Nazareth foi uma descoberta de Roger Glover, baixista do Deep Purple que começava uma carreira paralela de produtor musical. O primeiro LP, de 1971, não chamou muito a atenção, exceto a de Glover, que viu no quarteto rústico e ríspido um potencial pra chamar a atenção do mercado.

A voz de McCafferty, um fã de blues e rhythm an blues norte-americanos, incomodava, mas também atraía por conta de um feeling diferente e da sua potência, emoldurada pela guitarra poderosa de Manny Charlton.

As músicas da banda mostravam um lado obscuro do rock inglês, meio sombrio, mas ao mesmo tempo, encharcado de sentimento e peso. Tinham força e letras igualmente pesadas, mas tiveram de gravar duas versões para atingir o sucesso.

“This Flight Tonight”, de Joni Mitchell, era um canção folk singela que se transformou em potência hard rock graças à voz de McCafferty. Mas foi com a balada “Love Hurts”, de Boudleaux Bryant, que o sucesso mundial veio em 1974. Eternizada nas vozes de Everly Brothers, era uma canção de acento country que virou um baladão pesado (meio brega, e verdade).

Da lavra da banda, um destaque é “Hair of the Dog”, pesada e maliciosa que também foi sucesso com os Guns N’ Roses, e também a quase progressiva “Telegram”, favoritíssima dos fãs.

Nos anos 80, a banda perdeu fôlego, mas nunca deixou de produzir e sempre mantinha uma média de um álbum de inéditas a cada dois anos, com variados graus de qualidade. Quase sempre acertavam a mão, como no bom “Malice in Wonderland”, mas erravam feio às vezes, como no disco “No Jive”.

No começo dos anos 90 vieram pela primeira vez ao Brasil e estabeleceram uma relação forte com o país, com muitas visitas e a gravação de um CD ao vivo em Curitiba e São Bernardo do Campo (SP) em 2007. Fumante inveterado, dizia odiar a cerveja brasileira, considerada fraca, mas nem assim deixava de entornar algumas e mais algumas.

Foi dele a ideia da foto de capa do álbum “The Newz”, em que o quarteto é retratado d forma simples, mas com McCafferty sentado em um banco alto folheando uma edição do jornal Diário Catarinense, de Florianópolis (SC), cidade amada pelo cantor.

Dan McCafferty se afastou das turnês e deixou o Nazareth em 2013 devido a uma série de problemas de saúde que o acompanharam desde então, principalmente no sistema respiratório. Chegou a gravar um disco solo em 2019, “Last Testament” (parecia prever o seu destino), o terceiro, com uma repercussão morna e sem grande destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *