Metallica contra a pirataria


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /var/www/html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43

O Metallica sempre foi claramente contra a pirataria cibernética de música, tendo seu baterista Lars Ulrich como porta-voz desse ponto de vista. Em 2000, a banda iniciou uma ação judicial para derrubar o Napster, uma das ferramentas pioneiras mais utilizadas para troca de arquivos de áudio, e como resultado o juiz decidiu que o Napster deveria bloquear todos os arquivos com direitos pertencentes ao Metallica.

Lars Ulrich (foto: wikipedia/commons)

Coerente com esse posicionamento, o Metallica costuma disponibilizar em seu site oficial os arquivos em formato mp3 dos seus shows, a US$ 0,99 cada faixa. Dessa forma, procura desencorajar que versões piratas dessas apresentações circulem pela internet. Quem sai ganhando são os fãs, que podem obter legalmente as músicas de seus ídolos com boa qualidade. O processo é bem ágil. Por exemplo, o show em Baltimore que rolou em 10 de maio de 2017 estava disponível para download no dia 15.
Nesse site, www.livemetallica.com, há até algumas faixas que podem ser baixadas gratuitamente. Basta entrar em http://www.livemetallica.com/catalog e clicar em “Free”, a última opção ao lado do menu com os anos dos shows.