Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-post-author domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Asia, o rock progressivo acessível por excelência, completa 40 anos – Rock2You

Asia, o rock progressivo acessível por excelência, completa 40 anos

Muita gente associa a música da banda Asia a comerciais de cigarro, em memória afetiva dos anos 80. É possível ver essas propagandas de televisão no YouTube e um dos sucessos do grupo inglês se sobressai, e é a indefectível “Only Time You Tell”.

Se para uns a memória afetiva é prazerosa, para outros sobra decepção, já que o supergrupo, que reunia astros do rock progressivo de Yes, Emerson, Lake and Palmer, King Crimson e Uriah Heep optou por fazer um som pop, mas acessível, revestido de arranjos progressivos e grandiosos. e deu muito certo

“Asia”, a estreia em LP, ocorreu há 40 anos e enfureceu fãs de rock progressivo – e os transformou em alvos preferidos da crítica. quem disse que eles se importaram?

A ideia partiu de dois ex-membros do Yes, que tinha acabado em 1981. O guitarrista Steve Howe e o tecladista/produtor Geoff Downes queriam continuar a fazer música progressiva, mas mais acessível.

Downes sentira o gosto do sucesso em 1980 com o estrondoso sucesso descartável “Video Killed the Radio Star” ao lado da banda The Buggles, um projeto composto por músicos e estúdio.

Ele ainda estava no Yes, mas o lado produtor aflorou e o hit único daquela encarnação mostrou um caminho interessante para juntar o útil ao agradável.

A implosão do Yes depois do incompreendido disco “Drama”, de 1980, escancarou a falta de rumo da banda e os interesses totalmente diferentes de seus integrantes.

O baixista Chris Squire e o baterista Alan White se juntaram a Jimmy Page, que tinha encerrado o Led Zeppelin, para criar uma banda de rock progressivo pesado baseado no blues. Foram várias sessões de estúdio em 1981 até que Page se desinteressasse do XYZ, o nome do projeto.

Demoraria mais um ano até que a dupla encontrasse o guitarrista sul-africano Trevor Rabin para começar o Cinema. O Cinema, por sua viraria Yes com as chegadas de do vocalista Jon Anderson e do tecladista Tony Kaye – demitido da banda em 1971 para dar lugar a Rick Wakeman.

Do outro lado da diáspora, Trevor Horn, vocalista em “Drama”, abandonou a carreira para se tornar produtor do próprio Yes e de outras bandas. Steve Howe e Geoff Downes decidiram criar uma superbanda com o objetivo de fazer sucesso.

Asia, a banda, foi completada pelo baterista Carl Palmer (ex-Emerson, lake and Palmer) e John Wetton, baixista e vocalista com passagens por King Crison, Uriah Heep e UK.  

“Asia”, o disco de estreia, completou 40 anos de seu lançamento e logo foi apelidado de “poppy prog”, em alusão ao que se convencionou chamar de “poppy punk”. Era músicas de qualidade, mas acessíveis e com ótimos arranjos, mas sem perder a aura progressiva.

Puxado pelos seus dois principais hits, “Heat of the Moment” e “Only Time You Tell”, o álbum disparou nas paradas de sucesso e se tornou líder de vendas em 1982

As duas músicas e mais “Sole Survivor” tocavam incessantemente nas emissoras de rádio de todo o tipo, foram parar em trilhas de novelas e filmes e, principalmente, em comerciais de televisão, notadamente de cigarros.

O Asia perdeu fôlego ao longo da década de 1980 e teve várias mudanças de formação, mas sempre contando com Downes e Palmer para garantir a perpetuação da banda, que sofria com as idas e vindas de Wetton e Howe. Entre os músicos que passaram pela banda estiveram o guitarrista Pat Thrall e o vocalista, guitarrista e baixista John Payne.

Com a volta de Downes para o Yes em 2011, o Asia praticamente acabou depois de duas turnês bem sucedidas com a formação original entre 2009 e 2010. A morte de John Wetton, em 2017, Howe e Downes sepultaram definitivamente a banda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *