The Kinks decidem comemorar os 60 anos de criação da banda
A banda é tão antiga quanto os Rolling Stones, embora esteja parada desde 1996, e vai comemorar seus 60 anos de existência em 2023. The Kinks chegou a ser mais famosa que os próprios Stones os anos 60, mas perdeu o fôlego em meio a brigas internas, decisões erradas e a insistência em querer ser a mais britânica de todas as bandas de rock.
Liderada pelos irmãos guitarristas Ray e David Davies, os Kinks enfileiraram hits atrás de hits e até hoje são considerados os melhores cronistas do cotidiano inglês graças ás leras e o olhar aguçado de Ray e a força melódica e a inventividade de Dave.
Os dois sempre brigaram muito e ficaram quase 20 anos sem se falar, o que provocou o fim do grupo em 1996. Retomaram a amizade por volta de 2015, se falam e se encontram frequentemente, mas sempre evitavam falar a respeito de uma volta da banda ou de alguma comemoração. Mudaram de ideia no ano passado.
O projeto Kinks 60 será uma celebração dividida em duas partes ilustrando a jornada musical do grupo. “The Journey – Part 1”, será lançado pela BMG no dia 24 de março. Uma turnê europeia não está descartada, e teria a participação do baterista Mick Avory, da formação clássica. O baixista Pete Quaife morreu em 2010, aos 66 anos.
As músicas de “The Journey – Part 1 (1964-1975)” foram escolhidas a dedo pela primeira vez por Ray, Dave e MickAvory, com curadoria de acordo com temas inspirados nas provações e tribulações de sua jornada pela vida juntos como uma banda desde 1963.
Aqui aparecerão clássicos como “You Really Got Me”, “Waterloo Sunset”, “All Day And All Of The Night”, “Celluloid Heroes”, “Supersonic Rocket Ship”, “Dead End Street” e “Death Of A Clown”. “The Journey – Part 2” será lançado ainda este ano.
Mesmo tendo ficado para trás na comparação om os principais concorrentes, os números dos Kinks são bem respeitáveis. Foram mais de 50 milhões de discos vendidos em formato físico em todo o mundo.
Suas canções tocaram mais de um bilhão de vezes e emissoras de rádio e streaming; eles alcançaram cinco singles no Top 10 dos EUA, nove álbuns no Top 40 dos EUA, vinte e dois singles/EPs no Top 20 do Reino Unido e seis álbuns no Top 10 do Reino Unido, com quatro álbuns com certificados de ouro.