Livro de memórias de Bono, do U2, chega ao Brasil
A espera foi grande, mas finalmente chegou ao Brasil o livro Surrender: 40 músicas, uma história, o livro de memórias de Bono — artista, ativista e vocalista da banda irlandesa de rock U2.
Um dos artistas mais icônicos do mundo, Bono teve sua carreira amplamente documentada. Mas, em Surrender, é ele quem está com a caneta em mãos, escrevendo pela primeira vez sobre os feitos de sua vida notável e sobre aqueles com quem ele a compartilha.
Com sua narrativa envolvente, Bono nos transporta para sua infância em Dublin, e fala da morte repentina da mãe, quando ele tinha 14 anos.
O autor também detalha a jornada improvável do U2 até se tornar uma das mais influentes bandas de rock do mundo, além dos seus 20 anos de ativismo dedicado à luta contra a AIDS e a pobreza extrema. O subtítulo 40 músicas, uma história faz referência aos quarenta capítulos do livro, cada um com o nome de uma música do U2.
Com uma profunda autorreflexão e senso de humor, ele analisa sua vida até o momento, assim como a fé, família e amigos que o sustentaram, desafiaram e moldaram.
Entre os temas recorrentes, o desperdício do potencial humano e a fé, descrita por Bono como um sinal extraído do barulho, uma “voz mansa e delicada” que ele ouve mais alto em seu casamento, em sua música e nas causas sociais que defende.
Bono, nascido Paul David Hewson, há quatro décadas vem lotando estádios pelo mundo junto com o U2. A banda vendeu 170 milhões de discos, ganhou 22 Grammys e uma série de outros prêmios, incluindo a Medalha de Honra Pablo Neruda. Ele mora com a esposa, Ali, e os quatro filhos em Dublin, Irlanda. Surrender é seu primeiro livro.