Com show australiano, trilha sonora de documentário do Thin Lizzy é lançada
A Mercury Studios lançou um pacote especial que combina um documentário de 2020 sobre o vocalista e baixista do Thin Lizzy, Phil Lynott, com um concerto clássico a banda, de 1978, do lado de fora da famosa Sydney Opera House,na Austrália.
“Songs For While I’m Away” é o documentário dirigido por Emer Reynolds e exibido pela primeira vez na BBC 2 no Reino Unido em outubro de 2020. Ele narra a vida e a música de Phil Lynott, utilizando imagens de arquivo, trechos de entrevistas do próprio músico.
Como o documentário já é conhecido, o prato principal é o disco ao vivo que acompanha o pacote. O show é excelente, gravado na mesma época dos ótimos discos “Live and Dangerous” e “Live at Tower Theatre, Philadelphia 1977”.
“The Boys Are Back In Town: Live At The Sydney Opera House October 1978” chega nas versões CD e DVD com altíssima qualidade imagens recuperadas e uma raridade por conta de ser um registro ao vivo da formação que tocou pouquíssimas vezes – Lynnot nos vocais e baixo, Gary Moore na guitarra solo, Mark Nauseef na bateria e Scott Gorham na guitarra base.
Já é a fase final do que se convencionou chamar de segunda fase do Thin Lizzy, a da consolidação e estouro, no mais puro hard rock britânico, mesmo contando com dois irlandeses na formação.
O repertório, afiadíssimo, é o que de melhor a banda produziu em seus quase 15 anos de trajetória. O hit “The Boys Are Back in Town” soa aqui mais pesado e rápido, assim como as míticas “Wait For An Alibi” e “Johnny Fox Metts Jimmy the Weed”.
“Cowboy Song” está um pouco mais devagar, com o baixo mais à frente, enquanto a ótima “Bad Reputation”, mais cadenciada, ganha dramaticidade com os duelos de guitarra de Moore e Gorham.
Lynnot também caprichou nas interpretações das duas grandes baladas daqueles tempos, “Don’t Believe a Word”, com o solo bluesy perfeito de Moore, e “Still in Love With You”. É um daqueles discos ao vivo que servem de referência para começar a curtir a banda, já que é também uma coletânea, a começar pela abertura, “Jailbreak”, uma canção do tipo arrasa-quarteirão, para abusar bem de um clichê.
O show de 1978 na Austrália não e inédito, pois tinha sido lançado em VHS, laserdisc e DVD. No entanto, ainda é considerado raro porque e praticamente desconhecido, tanto que o áudio foi remixado, trechos do vídeo foram restaurados e inclui cinco músicas adicionais do show que nunca estiveram oficialmente disponíveis.
A banda irlandesa é uma das legítimas representantes do som pesado dos anos 70 e está sendo lentamente redescoberta por meio de filmes e gravações ao vivo. Demorou, mas a redescoberta está fazendo jus à excelência de Phil Lynnot e de sua música. O baixista morreu em 1986 em consequência de vários problemas decorrentes do excesso de drogas e álcool, aos 36 anos.